“Quem me viu, viu o Pai... Eu estou no Pai e o Pai está em mim” (Jo 14,5-12)

Autores

  • José Raimundo Oliva Centro de Estudos Bíblicos de Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

religiões, mística, imagem de Deus, Deus de amor, Encarnação

Resumo

Às diversas religiões, ao longo da história, está sempre associada uma diversidade de místicas, que inspiram a prática de seus fiéis. No presente artigo fazemos uma abordagem sobre algumas características das religiões, no sentido da imagem de Deus que elas evocam. Tendo como referência a imagem do Deus de amor, misericórdia, e vida, refletimos sobre as raízes de uma mística que nos leve à fidelidade a este Deus, tendo em vista que o amor a Deus se concretiza no amor ao nosso próximo, particularmente os mais excluídos e carentes.

Biografia do Autor

José Raimundo Oliva, Centro de Estudos Bíblicos de Pernambuco, Brasil

Graduado em Teologia pela Escola Dominicana de Teologia (São Paulo). Licenciatura Plena em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Formação em pesquisa bíblica pelo Curso de extensão do CEBI. Assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) de Pernambuco.

Referências

FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. The Bible unearthed. New York: Touchstone, 2002. (E a Bíblia não tinha razão. São Paulo: Ed. Girafa; edição esgotada).

GARAUDY, Roger. Deus é necessário? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

GARBINI, Giovanni. History and ideology in ancient Israel. London: SCM Press Ltd, 1997.

LIVERANI, Mario. Para além da Bíblia, História antiga de Israel. São Paulo: Paulus Editora, 2008.

OLIVA, José Raimundo. Do Cristo a Jesus de Nazaré – Batismo e cidadania. Estudos Bíblicos, n. 79, p. 88-100. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.

RICHARD, Pablo. O movimento de Jesus depois da ressurreição. Uma interpretação libertadora dos Atos dos Apóstolos. São Paulo: Ed. Paulinas, 1999.

VV.AA. A Bíblia pós-moderna. Bíblia e cultura coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

VV.AA.; GUNDRY, Stanley (org.). Deus mandou matar? 4 pontos de vista sobre o genocídio cananeu. São Paulo: Editora Vida, 2006.

VV.AA.; VIGIL, José Maria (org.). Descer da cruz os pobres: Cristologia da libertação. São Paulo: Ed. Paulinas, 2007.

Downloads

Publicado

12/10/2021

Como Citar

OLIVA, J. R. . “Quem me viu, viu o Pai... Eu estou no Pai e o Pai está em mim” (Jo 14,5-12). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 32, n. 127, p. 331–340, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/179. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>