O equilíbrio socioambiental: sinal de esperança em Ezequiel 47,1-12

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54260/eb.v40i149.1016

Palavras-chave:

Ezequiel 47, equilíbrio socioambiental, fonte do Templo, preservação ambiental

Resumo

A profecia de Ezequiel contempla a dor e a angústia dos sofrimentos dos exilados; ao mesmo tempo, lança no horizonte sinais de esperanças de uma nova relação entre Deus e seu povo, capaz de substituir a presente situação de apatia e morte por vida plena. A visão da fonte que jorra do Templo restaurado, descrita no capítulo 47 do livro de Ezequiel, constitui um destes sinais de esperança. Uma visão esplêndida que transparece elementos de similaridade com a narrativa da criação em Gênesis 2, e transforma um exaustivo relato descritivos de um plano arquitetônico da reconstrução do Templo (Ez 40-48), em novas perspectivas da recriação da relação primordial entre Deus-humanidade- criação. Diante do atual cenário social e ambiental, a profecia de Ezequiel ganha novas matizes e impulsiona reflexões capazes de contribuir com ações de proteção e equilíbrio socioambiental. Ezequiel ao vislumbrar um novo Templo, vislumbra também uma nova sociedade, que se vivifica pela relação de fidelidade com Deus e os compromete com a construção de novas relações garantidoras da vida. Relações que perpassam pelo direito da Terra, das demais espécies por um ambiente seguro e equilibrado, direito da comunidade humana pela seguridade alimentar, nutricional, laboral, cultural e religiosa. Relações que perpetuam a integridade e interconectividade dos elementos ecossistêmicos às gerações vindouras. O Profeta Ezequiel nos compromete com a promoção de um novo mundo, de justiça, de paz e de equilíbrio socioambiental.

Biografia do Autor

Érica Daiane Mauri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Doutora e Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. Professora na Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese de Maringá e professora visitante no curso de Especialização em Bíblia e em Catequese da Faculdade Vicentina.

Referências

ABREGO, José María. Ezequiel. Espanha: Desclée De Brouwer, 2011.

ALONSO SCHÖKEL, Luís; SICRE DÍAZ, José Luís. Profetas II: Ezequiel, Doze profetas menores, Daniel, Baruc, Carta de Jeremias. São Paulo: Paulus, 2015.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Laudate Deum: a todas as pessoas de bia vontade sobre a crise climática. São Paulo: Paulinas, 2023.

MONARI, Luciano. Ezequiel: um sacerdote profeta. São Paulo: Paulus, 1992.

NOVA Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2017.

SCALABRINI, Patrizio Rota. Livros Proféticos. Petrópolis: Vozes, 2019.

Downloads

Publicado

08/10/2024

Como Citar

MAURI, Érica D. O equilíbrio socioambiental: sinal de esperança em Ezequiel 47,1-12. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 40, n. 149, p. 94–101, 2024. DOI: 10.54260/eb.v40i149.1016. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/1016. Acesso em: 28 jan. 2025.